Notícias

02/12/2016

Registros de Imóveis de Minas Gerais são premiados no PQTA da Anoreg-BR

Auditar e premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Esse é o objetivo da Associação de Notários e Registradores do Brasil, que promove, anualmente, o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR (PQTA). A cerimônia deste ano aconteceu em Maceió/AL, no final da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro.

Ao todo, foram premiados 106 cartórios, sendo que os Registros de Imóveis e as serventias que abrangem a especialidade totalizaram 55. Em Minas Gerais, os agraciados foram o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (Fernando Pereira do Nascimento), os 1º e o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros (Rosiane Rodrigues Vieira e Daniele Alves Rizzo) e o Cartório de Registro de Imóveis de Cruzília (Juliano Paciello Alves). Os premiados da noite receberam um troféu nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa, além do certificado de premiação correspondente e um dossiê que incluiu o Relatório de Avaliação elaborado pela APCER Brasil, com a conclusão geral da auditoria e a indicação de oportunidades de melhoria.

Fernando Pereira do Nascimento, vice-presidente do CORI-MG e titular do 1º RI de BH, destaca que o PTQA incentiva os cartórios a adotarem sistemas de gestão de qualidade, de forma a melhorar o atendimento ao usuário. “Também aprimoramos a gestão interna, pois os procedimentos são analisados, tornando-se mais racionais e seguros. O Prêmio traz, ainda, uma satisfação maior dos colaboradores e, com isso, maior produtividade. Temos retorno do investimento que fazemos, são muitos os ganhos quando participamos de premiações como essa”.

Premiado na categoria Diamante e com Troféu Especial, Fernando do Nascimento lembra que é preciso melhorar não somente o atendimento, mas também a imagem das serventias. “Somos rápidos, temos qualidade e o público acredita e confia nos cartórios. Isso foi mostrado na pesquisa do Datafolha de 2015. Precisamos fazer jus a essa confiança e mostrar para o público a eficiência. Todos deveriam participar, e o CORI-MG adotará, nos próximos anos, ações específicas de incentivo à adoção de gestão de qualidade para os registradores imobiliários mineiros”.

“Várias práticas de gestão, um só resultado: a satisfação do usuário dos nossos serviços”. Assim descreve Daniele Rizzo, titular do 2º Ofício de Montes Claros, a experiência do PQTA. “Estamos muito orgulhosos e honrados em relação às melhorias e aos investimentos em gestão de qualidade realizados neste ano de 2016, e é com imensa alegria que compartilhamos com os demais colegas nossas conquistas: o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR, em 2014/2015/2016, na Categoria Diamante, e a Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas em 2015 com manutenção da Certificação em 2016”.

Daniele Rizzo atribui a conquista também à equipe do cartório. “Orgulhamo-nos de nossos colaboradores, que desenvolvem suas funções com dedicação, visando sempre contribuir com a implantação de melhorias na prestação dos nossos serviços e na harmonia no nosso ambiente de trabalho. Fica aqui, nestas linhas, nosso sincero agradecimento. Com a nossa equipe e com os consultores em Gestão de Qualidade, acreditamos que somos capazes de ir além, todos os desafios se tornam possíveis, e é nisso que acreditamos e esperamos para os próximos anos”.

Com a implantação e o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, foram notórias as melhorias em relação à satisfação dos usuários do 2º RI de Montes Claros, explica Daniele Rizzo. “Nossos procedimentos de trabalho ficaram mais ágeis, mais organizados e nossos prazos para a confecção dos nossos atos estão em constante diminuição. Sabemos que estamos no caminho certo”, finalizou.

 

 

Fonte: CORI-MG