Notícias

16/02/2018

Missa em homenagem à memória de Nicolau Balbino Filho

CORI-MG e Serjus-Anoreg/MG convidam para celebração no dia 19 de fevereiro de 2018

Nicolau Balbino Filho recebendo título de cidadão Guaxupeano, em 2016 (Foto: Reprodução Tv Sul)
 
Na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, será realizada uma missa em homenagem ao dr. Nicolau Balbino Filho, oficial do Registro de Imóveis de Guaxupé. A celebração ocorrerá na Igreja da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários – Belo Horizonte), às 18h15. O registrador faleceu no domingo, dia 11, e deixou a esposa, Dona Basilia, e três filhos, nosso colega Marcos de Carvalho Balbino, oficial de Registro de Imóveis de Extrema, o Desembargador Paulo Balbino e a juíza Moema Balbino.
 
Dr. Nicolau Balbino Filho foi pioneiro no estudo do Direito Registral no Brasil e lançou diversos livros que hoje são referência para estudantes e profissionais, como “Registro de Imóveis: Doutrina, Prática e Jurisprudência” e “Contratos e notificações no registro de títulos e documentos”. Também foi membro fundador do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, membro do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) e professor dos cursos preparatórios de ofícios notariais e de registros.
 
Os colegas de profissão lamentaram a morte do registrador. Para o vice-presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, a classe perdeu um de seus maiores doutrinadores. “O conhecia há muitos anos, era uma pessoa e um profissional incrível. Foi um grande colega, um grande companheiro de todas as horas. Vai fazer muita falta.”
 
Luiz Fernando Chagas, oficial do Registro de Imóveis de Inhapim, disse tê-lo conhecido em um dos primeiros encontros do Irib. “Sempre amável e simpático, principalmente comigo, oriundo de uma pequena comarca do interior. Contribuiu de forma excepcional para a normatização dos atos registrais. É, realmente, uma perda lastimável.” 
 
“A doutrina e prática do Nicolau Balbino não só foi meu norte, me salvou no início da minha caminhada. Achar livros de registro de imóveis era uma difícil jornada, ainda mais achar boas obras”, disse Flávio Lúcio Lopes, oficial do Registro de Imóveis de Resplendor.
 
Para Marcelo Couto, oficial do Registro de Imóveis de Tarumirim, todos perderam não só um colega, mas uma “figura paradigmática”. “Ele foi responsável, em grande parte, pelo reconhecimento que nossa atividade tem hoje, como um ramo do Direito. Com certeza, pela representatividade de sua obra, continuará vivo entre nós por muitos anos.” 
 
Ari Álvares Pires Neto, vice-presidente da Serjus-Anoreg/MG e oficial do Registro de Imóveis de Coromandel, também destacou a importância do colega. “Todos nós que trilhamos os caminhos do direito imobiliário devemos a Nicolau Balbino os caminhos pavimentados na prática registral.”
 
O velório e o enterro foram realizados na cidade de Guaxupé na última segunda-feira, 12 de fevereiro. A família celebrará a missa de 7º dia no sábado (17), às 19h, na Catedral de Guaxupé. Todos os colegas estão convidados para ambas as solenidades.