HomeNotíciasInformatização dos cartórios foi tema da reunião mensal do CORI-MG

Notícias



Geral


Informatização dos cartórios foi tema da reunião mensal do CORI-MG

Participantes discutiram futuro do Registro de Imóveis em Minas Gerais

12 de outubro de 2017

Diretoria e convidados colocaram em pauta temas importantes para os cartórios mineiros (Foto: Divulgação | CORI-MG)
 
Em setembro, a reunião mensal do CORI-MG foi realizada no dia 22, na sede do Colégio, em Belo Horizonte. A diretoria e os convidados discutiram as principais alterações recentes da legislação e o futuro dos cartórios do Estado.
 
Sobre as mudanças na lei que rege o registro de imóveis no Brasil, realizadas em julho deste ano, os participantes da reunião levantaram os tópicos mais controversos sobre alienação fiduciária e regularização fundiária. O principal objetivo dessas discussões é chegar a um entendimento conjunto sobre as dúvidas, para unificar procedimentos.
 
Outra pauta levantada foi o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). Esse é um projeto coordenado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, que tem o intuito de centralizar todas as informações sobre o registro público de imóveis do país. Como os cartórios de Minas Gerais podem se adequar à nova realidade e qual o papel da Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG) foram alguns dos temas abordados.
 
O presidente do CORI-MG, Fernando Pereira do Nascimento, destacou a importância da informatização, que ele considera um “processo irreversível”. “O futuro chegou também para os cartórios. Antes era tudo no papel, mas agora é diferente. Os órgãos que participam do processo de registro de imóveis precisam conversar, e nós devemos contribuir para que isso ocorra da melhor forma.”
 
Além do presidente, também estiveram presentes Francisco José Rezende dos Santos, vice-presidente do CORI-MG; Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto, conselheira fiscal; e Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, membro do conselho deliberativo.
 
Vale lembrar que os encontros são mensais e todos os associados são bem-vindos! Se você deseja participar, manifeste sua intenção de comparecer e aguarde a confirmação. A diretoria terá um grande prazer em ouvi-lo.





OUTRAS NOTÍCIAS


  • Geral

    16 de janeiro de 2018

    CORI-MG treina jornal O Tempo para uso da CRI

    + Continue lendo
  • Geral

    09 de janeiro de 2018

    CRI-MG: conheça a Central de Registro de Imóveis de Minas Gerais

    + Continue lendo
  • Geral

    27 de dezembro de 2017

    STJ: não se aplica usucapião a imóvel da Caixa utilizado pelo Poder Público

    + Continue lendo
  • Geral

    21 de dezembro de 2017

    Lei do teto - comissão especial da Câmara rejeita projeto

    + Continue lendo

Receba o Boletim do CORI-MG

Newsletter