Notícias

13/12/2017

Dia de muito aprendizado

Evento debateu prática adotada em cartórios

Mais uma vez, o público lotou o auditório para acompanhar as quatro palestras do segundo dia do III Encontro Estadual do CORI-MG. 
 
As atividades foram iniciadas com uma apresentação sobre o funcionamento da Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG), comandada pelo presidente do Colégio, Fernando Nascimento; Cláudio Barroso Ribeiro, coordenador do departamento de Registro Eletrônico e Informática; e Daniel Leroy, supervisor de atendimento da CRI-MG. A plateia obteve respostas para várias dúvidas, e o presidente reforçou que, se houver dificuldade no uso, “a equipe do CORI está disponível para prestar esclarecimentos a todos.”
 
Da esquerda para direita: Cláudio Barroso Ribeiro, Fernando Nascimento e Daniel Leroy (Foto: Bruno Assis | CORI-MG)
 
Waldir de Pinho Veloso, professor titular da Faculdade de Direito Santo Agostinho, deu sequência à programação com uma palestra sobre a responsabilidade civil do registrador na usucapião e nas demais inovações legislativas. Ele listou uma série de leis, antigas e recentes, para mostrar como deve ser a atuação do profissional. E frisou: “Temos que ser bonzinhos e atenciosos, mas não podemos deixar de ser éticos nesse processo.”
 
Waldir de Pinho Veloso (Foto: Bruno Assis | CORI-MG)
 
A reforma trabalhista também foi pauta do III Encontro Estadual do CORI-MG. Jonathan Martins, vice-presidente, e Luiz Ciampi, gerente Jurídico da Serac, discutiram ponto a ponto da legislação aprovada e como ela pode ser aplicada aos cartórios de Registro de Imóveis. “A reforma trabalhista impacta na gestão e, como vimos, esse é um tema muito importante para todos. É preciso ficar atento ao que mudou.” 
 
Mesa formada para discussão da reforma trabalhista (Foto: Bruno Assis | CORI-MG)
 
Para encerrar as atividades, quem falou sobre as inovações urbanísticas trazidas pela Lei nº 13.465/2017 foi Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, oficial de Registro de imóveis de Tarumirim e tesoureiro do CORI-MG. A palestra foi a mais interativa do evento e muitas dúvidas relacionadas à prática adotada nos cartórios puderam ser esclarecidas.
 
Marcelo Couto (Foto: Bruno Assis | CORI-MG)
 
Assista em sua casa
Se você ficou interessado nas palestras, aguarde! Em breve, todas serão disponibilizadas online para que você possa adquirir e assistir quando quiser.