Notícias

11/10/2017

CRI-MG começa a ser utilizada na Bahia

Central ganha importância também fora de Minas Gerais

Representantes dos cartórios baianos apresentaram os ajustes a serem feitos na CRI-MG
 
A partir do dia 6 de novembro, um projeto piloto será iniciado com os registradores de imóveis da Bahia para utilização da Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG). As conversas foram iniciadas em setembro de 2016 e, agora, já está tudo encaminhado para que o Estado seja o segundo do Brasil a adotar a Central desenvolvida em Minas.
 
Nessa primeira fase, cinco cartórios baianos farão uso dos módulos de pedido de certidão e do e-protocolo. Com eles, os usuários já poderão fazer diversas solicitações online, como registros, averbações, notificação de fiduciante e consolidação de propriedade. Esse período é importante para fazer os ajustes e aperfeiçoamentos que venham a ser detectados com a prática. 
 
Os últimos detalhes técnicos foram acertados durante uma reunião realizada na sede do CORI-MG, no dia 21 de setembro, em Belo Horizonte. A equipe da Bahia, composta por representantes dos cartórios de Registro de Imóveis de Salvador, levantou todos os pontos que precisam ser adaptados para que o sistema se adeque às especificidades da regulamentação do Estado. Após esses ajustes, tudo estará pronto para dar início aos testes.
 
“Essa parceria demonstra a credibilidade da CRI-MG. O usuário demanda esse novo tipo de interação, e os cartórios precisam se adaptar. O que era físico passa a ser digital”, diz Fernando Pereira do Nascimento, presidente do CORI-MG. A previsão é que, em março do ano que vem, novos módulos sejam iniciados e mais cartórios da Bahia passem a utilizar o sistema.