Notícias

17/02/2016

CORI-MG realiza primeira reunião mensal de 2016

Na última sexta-feira, dia 12 de fevereiro, membros da Diretoria do CORI-MG reuniram para a primeira reunião mensal da instituição em 2016. No início, a secretaria administrativa Regina Maria apresentou o relatório gerencial de ações relativo aos meses de dezembro e janeiro, com agendas, reuniões realizadas, quadro de associados, fechamento de contas, acompanhamento dos projetos, protocolos efetivados junto à CGJ-MG, entre outros.

Além de tratarem questões relativas ao II Encontro Regional, que irá acontecer em Montes Claros, no mês de março, os participantes discutiram, entre outros assuntos, sobre a adesão do Colégio à Campanha “10 medidas contra a Corrupção” promovida pelo Ministério Público Federal; registro eletrônico; parcerias para a promoção de cursos; Projetos de Lei; enunciados; e propostas de revisão do Código de Normas, no tocante ao registro eletrônico e à usucapião extrajudicial.

Para o vice-presidente do CORI-MG, Fernando Pereira do Nascimento, a primeira reunião mensal deste ano entre os membros da Diretoria é de grande importância para a instituição e para a classe registral mineira. “Nosso objetivo é dar continuidade aos projetos de 2015, e, em especial, concretizar em 2016 a implantação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis no Estado. O SREI foi previsto em 2009, na Lei nº 11.977/09 e regulamentado pelo CNJ por meio do Provimento nº 47/2009, que fixou o prazo até 13 de junho deste ano”, disse.

O vice-presidente acrescentou, ainda, que, de fato, o SREI é um grande desafio, tendo em vista a quantidade de cartórios de registros de imóveis no Estado de Minas Gerais, bem como as diferenças regionais. “O CORI está trabalhando em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça, que, em breve, deve expedir um provimento mais detalhado, bem como com as empresas de informática, para os ajustes dos sistemas. É um novo momento que o sistema de registro de imóveis está vivendo, um novo marco temporal de modernização que, logo, estará produzindo resultados positivos para a sociedade” comentou Fernando Nascimento. 

Também participaram da reunião o presidente, Francisco José Rezende dos Santos (Belo Horizonte); o secretário-geral, Danilo de Assis Faria (Lagoa Santa); os membros do Conselho Fiscal Rafael Del-Fraro Rabêlo (Barbacena) e Humberto Gomes do Amaral (Muzambinho); a conselheira Lilian Maria Gomes de Oliveira (Lajinha); o tesoureiro Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (Tarumirim); e os registradores de imóveis Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto (Brumadinho), Luciano Dias Bicalho Camargos (Vespasiano) e Fernanda Duarte Félix de Sousa (Barroso), Ana Caroline Santos Ceolin (São João da Ponte); Cláudio Barroso Ribeiro (Nova Lima) e José Celso Vilela (Itabira).