28/03/2017

CORI-MG preza por transparência e presta contas em Assembleia Geral Ordinária

No dia 17 de março, após a programação de palestras do IV Encontro Regional de Juiz de Fora, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais, às 18h, em primeira convocação, com maioria absoluta dos presentes. Na oportunidade, a diretoria apresentou o relatório de atividades da administração, prestação de contas 2015-2016, e demais assuntos de interesse da classe.

Antes da apresentação das contas, o presidente Fernando Pereira do Nascimento, em agradecimento aos elogios feitos à sua gestão pelo vice-presidente Francisco José Rezende dos Santos, ressaltou que os bons resultados são frutos de um trabalho conjunto. “Ninguém faz nada sozinho, tudo aqui é bem compartilhado, inclusive essa é uma proposta da administração. Estão empenhadas nesse projeto pessoas de extrema competência, comprometidas, e isso facilita muito o nosso desafio. Os departamentos do CORI estão dedicados a grandes atividades, ou seja, é um trabalho de muitas mãos. Quanto mais colegas se envolverem nesse movimento, mais sucesso teremos. A nossa missão é defender o RI, contribuir no dia a dia dos cartórios”.

Ao apresentar as contas dos anos 2015 e 2016, o tesoureiro do CORI-MG, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, explicou que as contas são mensalmente prestadas ao Conselho Fiscal e ao presidente. “Usamos um sistema de nuvem de compartilhamento, onde todas as despesas são escaneadas, e toda a diretoria pode acompanhar em tempo real a gestão financeira do Colégio, tanto as entradas como as despesas, e, no mês seguinte, todos recebem um relatório”.

Marcelo Couto esclareceu, ainda, que a movimentação financeira cresceu muito, nos últimos meses, em razão da Central Eletrônica do Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais. “Devemos lembrar que não aumentam apenas as receitas, mas também as despesas administrativas, por exemplo, de pessoal”.

Ao final da AGO, a prestação de contas dos últimos dois anos foi aprovada, por unanimidade, sem contestação. “Com a transparência e a seriedade com que exercemos o nosso trabalho, além de resultados tão satisfatórios no que diz respeito às nossas atividades e iniciativas, não poderíamos ter outro resultado, senão a aprovação de todos”, finalizou o tesoureiro Marcelo Couto.

No período de 1º a 10 de março, a documentação relativa às contas ficou disponível para consulta aos associados, das 10h às 16h, na sede do CORI-MG, mediante agendamento prévio, conforme disposto no edital de convocação. O vice-presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos, entretanto, afirmou que as contas continuam à disposição de todos os associados para análise, em consonância com a prática de transparência e legalidade adotada pelo Colégio.

Fonte: CORI-MG