Notícias

15/06/2015

CORI-MG inicia divulgação de artigos sobre os critérios de avaliação do PQTA 2015

O Boletim do CORI-MG nº 3 (3/6) divulgou que as inscrições para o PQTA 2015 já estavam abertas. A matéria também destacou os requisitos de gestão que serão avaliados no Prêmio. A partir desta edição, o informativo trará artigos sobre cada um dos critérios. A administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*, escreveu o tema “Quebrando paradigmas”. Confira abaixo o artigo.

 

Quebrando paradigmas

Na esteira do que se propõe o CORI-MG, fomos instigadas a falar sobre qualidade nos serviços de Registro de Imóveis, em especial sobre os caminhos a percorrer para alcançar a excelência não só no atendimento, mas também na prestação do serviço, mostrando a eficiência e a eficácia dos serviços à sociedade.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, nos quais nosso trabalho está voltado, exclusivamente, na assessoria sobre implantação de programas de qualidade nos serviços notarial e registral no Brasil, passaremos ao longo de breve período, discorrer e apontar caminhos a serem perseguidos por aquele que procura atingir níveis de excelência, obtendo o reconhecimento de sua atividade.

Primeiro é preciso consciência do titular de que a atividade requer muito mais do que simplesmente arquivar papel. Isso nunca foi o fim do registrador e se alguém ainda confunde essa finalidade, está na hora da mudança. A sociedade está mais exigente e não se contenta com pouco. Agilidade, eficiência, eficácia, diminuição do tempo de tramitação documental e muito mais se fazem urgente em todos os setores, em especial quando falamos de um serviço delegado que por imposição legal deve ser prestado com qualidade.

É preciso quebrar paradigmas. Alguns vindo do tempo do império, outros somados pelos costumes ao longo dos anos.

Com o advento de novos direitos à sociedade e o acesso à informação de forma quase que instantânea através das redes sociais, o consumidor está mais exigente e mais ágil na cobrança de seus direitos. Tudo está a um “clic”, seja um elogio ou crítica. Na verdade essa é a tônica. Estamos muito mais dispostos a criticar do que elogiar.

Aquelas atividades que já se alinharam ao Modelo de Excelência de Gestão e o praticam como um processo contínuo, saboreiam os resultados, seja na satisfação e aumento de qualidade interna de sua equipe ou na satisfação do cliente, objeto final de toda a atividade. Além, é claro do reconhecimento social.

Todos podem atingir níveis elevados de excelência. Isso independe de tamanho. A serventia pode ter 8 ou 80 colaboradores e apresentar grandes resultados. A prática tem nos mostrado isso.

Com a intenção de motivar e despertar o interesse no tema e ver todos os cartórios com alto nível de suas atividades, estaremos discorrendo sobre o tema, o qual estará alicerçado em conceitos e metodologia internacionalmente reconhecida.

O convite é para que estejamos juntos nessa jornada com um único compromisso: fortalecer a prestação do serviço delegado de forma que a sociedade reconheça como atividade imprescindível a segurança social.

Venha conosco!

 

*Graduada em Administração de Empresas. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Melhoria da Qualidade. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos. Professional Coaching & Self Coaching. Diretora da TXAI Desenvolvimento.