Quem Somos

A necessidade de uma instituição especialmente dedicada à representação política e institucional da classe registral imobiliária, no âmbito do Estado de Minas Gerais, motivou a fundação do CORI-MG, em 13 de junho de 2014.

Associação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Belo Horizonte, o CORI-MG tem como objetivo primordial a representação de seus associados na defesa de seus direitos e interesses, bem como na intermediação para a solução de problemas que os afetem. Também são de sua responsabilidade atividades que visem ao desenvolvimento da atividade e da técnica registral imobiliária.

Uma das metas prioritárias do Colégio Registral mineiro é busca constante da uniformização dos procedimentos nos diversos ofícios de Registro de Imóveis mineiros, por meio da publicação periódica de informativos, jurisprudência, artigos e enunciados específicos.

Outro objetivo importante é o de incentivar os associados a buscarem a melhoria constante da prestação de seus serviços aos usuários, quer na qualidade, quer na agilidade.
 

Escopo

Prestação de atividades associativas profissionais e de serviços relacionados ao registro de imóveis.

(Criado em: 19/06/2017 Aprovação: Presidência Nº de revisão: 01 em 09/03/2022)


Política de Qualidade

Buscar a melhoria contínua e a satisfação dos associados registradores de imóveis e clientes, por meio dos seguintes eixos: atuação institucional, sustentabilidade financeira, qualidade e educação continuada.

(Criada em: 19/06/2017 Aprovação: Presidência Nº de revisão: 02 em 09/02/2021)


Missão

Promover o engajamento dos registradores mineiros no desenvolvimento de soluções para a população e para o mercado, a fim de fortalecer os registros, a garantia de crédito e a economia, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

(Criada em 26/01/2017 Aprovação: Presidência Nº de revisão: 02 em 09/02/2021)


Visão

Contribuir para o processo de transformação do sistema de registro de imóveis, com práticas inovadoras e tecnológicas, adequando-o às novas tendências globais até 2025.

(Criada em 26/01/2017 Aprovação: Presidência Nº de revisão: 03 em 21/03/2024)


Valores

  • Fortalecimento de classe: constituir uma classe forte e reconhecida, com voz e participação nas tomadas de decisão relacionadas à atividade.
  • União entre os registradores: promover a união dos registradores de imóveis, propiciando a participação de todos e potencializando os resultados.
  • Gestão e inovação: agir com excelência nos serviços prestados aos registradores de imóveis, clientes e aos parceiros, alinhado às novas tendências.
  • Transparência e comunicação: divulgar as ações, projetos e resultados a cada público de interesse, valorizando o registro imobiliário e melhorando a imagem institucional.
  • Padronização e profissionalização: atuar no desenvolvimento do direito registral imobiliário e na atuação dos cartórios de Registro de Imóveis para atenderem às modernas necessidades da sociedade.
  • Responsabilidade socioambiental: fomentar as práticas relacionadas ao ESG (governança, social e ambiental) e aos ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável).

(Criada em 26/01/2017 Aprovação: Presidência Nº de revisão: 02 em 02/03/2023)


Leia também: